NOTÍCIAS

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

DICAS DA NUTRICIONISTA
Doenças Crônicas e Nutrição


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a mortalidade em virtude de doenças crônicas aumentará em 17% nos próximos dez anos. Isso nos mostra que, em 2015, 64 milhões de pessoas morrerão e, destas, 41 milhões serão por conta de alguma doença crônica.
Antigamente, acreditava-se que as doenças crônicas incidiam apenas sobre países desenvolvidos, mas o atual mostra que, países em desenvolvimento, também possuem aumento exponencial de doenças crônicas. Entre elas destacam-se: cardiopatias, acidentes vasculares cerebrais, câncer, doenças respiratórias e diabetes (OMS, 2005).


A OMS considera a obesidade uma das dez maiores causas de mortalidade do mundo, pois é um fator que contribui para o agravamento de doenças crônicas (OMS, 2005). Portanto, modificando-se o estilo de vida – cuidando da alimentação e praticando atividades físicas, previne-se sua incidência, diminuindo o risco de outras ocorrências. Modificar a dieta produz grandes efeitos na saúde ao longo da vida, pois diversos estudos científicos demonstraram que manter uma alimentação saudável pode ajudar a prevenir diversas doenças.

Um passo importante para manter uma dieta saudável, é a inclusão de cereais integrais na alimentação. A recomendação da American Heart Association, 2006, é de três porções (48 gramas) de cereais integrais por dia, pois as evidências epidemiológicas mostram uma menor incidência de doenças crônicas associadas a essa quantidade consumida.

 

 

 




 

 
 

Santa Casa de Santo Amaro - Rua Isabel Schmidt, 59 - Santo Amaro - CEP 04743-030 -São Paulo (11) 5525-8700

Design By Espaço Publicidade Comunicação & Arte