HOTELARIA HOSPITALAR

Hotelaria “quer dizer hospitalidade, ato de hospedar, de acolher com satisfação e prazer”, mas, apesar disso, a Hotelaria Hospitalar não fazia parte do contexto do hospital brasileiro até há menos de dez anos.
Desde o mês de junho de 2007, a Santa Casa implantou o Setor de Hotelaria, com o objetivo de melhoria do atendimento nos serviços de saúde e integração dos setores.

Nos hospitais, o setor de Hotelaria passou a ser visto como um complexo bem estruturado, através de um instrumento capaz de alavancar a humanização e a qualidade do atendimento médico-hospitalar, envolvendo todos os setores, aproximando os profissionais de saúde com um único objetivo: a satisfação do cliente e de seus familiares, auxiliando na rápida recuperação e fidelização.

E, hoje, a Hotelaria Hospitalar torna-se imprescindível para as instituições de saúde que buscam agregar humanização, hospitalidade e qualidade aos serviços prestados, tornando o ambiente hospitalar acolhedor.

HOTELARIA - SCMSA

 

NUTRIÇÃO E QUALIDADE DE VIDA

A nutrição é um dos passos de maior importância para se atingir uma qualidade de vida satisfatória.
Atualmente, contar com uma alimentação balanceada, deixou de ser apenas um bom hábito, tornando-se ator essencial para manutenção do bom funcionamento do organismo, também atuando como coadjuvante na Prevenção de doenças.

Nas últimas décadas, com o aumento do consumo de fast food e com as epidemias de obesidade, a dieta balanceada deixou de ser apenas um hábito saudável, passando a ser essencial na prevenção de doenças da vida moderna (diabetes, hipertensão, colesterol alto...).

Hoje, podemos, literalmente, dizer que “somos o que comemos”.

É difícil definir de uma forma simples e geral, o que é uma dieta balanceada, pois existem outros fatores que também devem ser considerados, tais como: composição corpórea, hereditariedade e alterações fisiológicas.
Pode-se dizer que, em uma alimentação saudável, o indivíduo é capaz de adquirir todos os nutrientes Essenciais ao funcionamento do organismo, contribuindo assim para a prevenção de doenças.

Não existe um alimento específico que previna determinada patologia, mas sim um conjunto de hábitos saudáveis.
Portanto, é preciso abandonar maus hábitos alimentares e ter como foco uma alimentação saudável. Para isso é preciso:

  1. Diminuir o consumo de alimentos super refinados;
  2. Diminuir o consumo de sal e açúcares;
  3. Diminuir o consumo de fast food;
  4. Ingerir menos de 30% do total calórico proveniente das gorduras, sendo menos de 7% de gorduras saturadas;
  5. Reduzir a ingestão de colesterol para até 200 mg/dia;
  6. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  7. Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras (verduras e legumes); e,
  8. Não omitir refeições. O ideal são 6 refeições/dia.

A chave para uma alimentação saudável é saber equilibrar os tipos de alimentos de forma a não excluir nenhum grupo alimentar.
Sorrir, fazer caminhada, praticar esporte e fazer uma alimentação adequada são sinônimo de uma boa qualidade de vida.

 

TOP