CONSULTAS
Atendimentos sem urgência por ordem de chegada. Não existe dentro do Pronto-Socorro prévia marcação de consultas. Os atendimentos só ocorrem por ordem de chegada e conforme urgência / emergência com acolhimento com classificação de risco realizado pelos profissionais de saúde.
APLICAÇÕES EXTERNAS
No caso de aplicação de injeções para clientes com receitas, sem passar por atendimento médico, é necessário observar se o procedimento é “coberto” pelo convênio. Caso o convênio não autorize o procedimento, o cliente deve ser informado, com a opção de fazer o acerto em caráter particular.
PROCEDIMENTOS
São atos cirúrgicos, aplicações, medicações orais, soroterapias, micro nebulizações, punções, etc. São atos médicos ou de enfermagem que vão além de uma consulta.
INTER CONSULTAS
São consultas médicas ou procedimentos de especialidades diversas encaminhados por um médico que realizou o primeiro atendimento.
RETORNOS
São retornos do cliente ao hospital, por vontade própria ou orientados por um médico.
O prazo de retorno ao PS do hospital é de 24 horas. Isto significa que, neste período, o cliente poderá voltar ao hospital sem a emissão de outra guia de convênio. Os gastos que, eventualmente, venham a ocorrer neste retorno, serão lançados na primeira conta / atendimento anterior.
Após este período de 24 horas, é necessário que o cliente assine outra guia. Isto se o atendimento de retorno for para a mesma especialidade do anterior.
O prazo de retorno a consulta particular é de 15 dias (se for o mesmo profissional do primeiro atendimento). Caso não seja o mesmo médico, deverá ser sugerido ao paciente que ele procure o profissional que o atendeu, se não houver urgência para o atendimento.
As situações de retorno algumas vezes causam insatisfação nos clientes e dificuldade de compreensão, e devem ser tratadas com cuidado, de forma bastante atenciosa.
O médico não deve encaminhar retornos que não sejam de urgência /emergência para o Pronto-Socorro, orientando sempre o paciente a procurá-lo em seu consultório ou nos consultórios de médicos, conforme indicação de seu convênio.
O Hospital precisa manter o critério de retorno 24 horas, caso contrário, haverá grande demanda desnecessária, desvirtuando o objetivo do Pronto-Socorro