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POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO
Desde julho de 2004, a Santa Casa de Santo Amaro, por ato normativo da Superintendência, institui o Grupo de trabalho de Humanização para implantar ações de acordo com as diretrizes do HumanizaSus.

 

 

 

O GTH iniciou suas atividades definindo as prioridades a serem implantadas que foram:

Implantar o Acolhimento com avaliação do grau de risco para os pacientes do Pronto Atendimento Adulto, Pronto Atendimento Infantil, Ortopedia, Radiologia e Ultra-sonografia.

Foram realizados treinamentos do pessoal da enfermagem, corpo de voluntárias, seguranças e recepcionistas obedecendo os princípios do Caderno HumanizaSus.

Foram afixados cartazes com o grau de risco através de cores, conforme preconizado pelo HumanizaSus.

Visita aberta e flexibilização de horários.
As visitas que eram de uma hora para todos os setores do Hospital, foram ampliadas .
Nas enfermarias de Clinica Médica e Cirúrgica o horário passou a ser das 14:00 às 18:00 horas.
Na UTI Neonatal e Pediátrica as mães tem livre permanência.

Na Ambiência as unidades de internação foram pintadas com cores clínicas.

Biblioteca volante: início em fevereiro de 2008.

PASTORAL DA SAÚDE
Composta por padres, agentes, irmãs coordenadas pelo Capelão, desenvolve atividades junto aos pacientes de 2ª feira à domingo no horário 14:00 às 16:00 horas.Sua missão é oferecer conforto espiritual a pacientes e funcionários, respeitando as crenças e valores individuais.

Missas celebradas diariamente às 7:00 horas.

CORPO DE VOLUNTÁRIOS
O corpo de voluntários da Santa Casa tem importante participação nas ações desenvolvidas pelo Grupo de Humanização, dentro do Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.

Destacam-se:
1 – Atuação na Central de Acolhimento do Pronto Atendimento Adulto e Infantil, com orientação aos pacientes sobre todas as suas dúvidas.
2 – Pesquisa de Avaliação aos Usuários em todos os setores do hospital, onde estes são incentivados a dar sua opinião sobre o atendimento recebido por médicos, enfermeiros e as condições do ambiente como limpeza, instalações etc.
3 – Promoção de eventos em datas especiais.
4 – Captação de recursos, através do bazar e eventos beneficentes com renda para a Instituição.
5 – Responsabilidade pelo paisagismo.

>>> SEJA UM VOLUNTÁRIO DA SANTA CASA - Informações pelo telefone: 11 5525-8700

BIBLIOTECA VOLANTE
Todas as 5ª feiras no horário das 14:00 às 16:00 horas, está a disposição dos colaboradores a Biblioteca Volante com livros de todos os gêneros. Este serviço é de responsabilidade do Corpo de Voluntários.

 

HUMANIZAÇÃO DA ATENÇÃO HOSPITALAR
Considerando a Política Nacional Humanização – (PNH  do Ministério da Saúde  ) o eixo norteador das práticas de atenção e gestão constituindo uma nova relação entre usuário e os profissionais que o atendem, a Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro realiza atividades e ações voltadas a humanização do atendimento conforme descrito abaixo.A Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro já implantou em sua sistemática diária.

1. Condições de Ambiência nos serviços de saúde, levando-se em conta: a morfologia espacial, de luz, cor, cheiro, som, sinestesias e arte – para melhor conforto dos pacientes e funcionários;

2. O Serviço de Ouvidoria, canal de participação do usuário, desde 2.003, tendo o objetivo de receber as reclamações, sugestões e elogios;

3. A Pesquisa de Satisfação do Usuário Internado, no qual 75% dos pacientes internados, através de preenchimento de questionário, indicam os pontos fortes e fracos dos vários setores da instituição, que são analisados mensalmente por suas chefias;

4. O Atendimento por Risco nas áreas de Ortopedia, P.A. Adulto e Infantil, que através de triagem prévia, proporcionam um atendimento mais rápido e seguro aos casos mais graves;

5. Central de Acolhimento no P.A. Adulto / Ambulatório, por meio do corpo de voluntários, para a realização de um atendimento mais rápido e de melhor qualidade;

6. Ampliação do horário de visita para os demais setores das 14:00 às 18:00 horas.

 

 


 

 

 

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