Sobre a Santa Casa

Atender a todos com qualidade e humanização, visando a satisfação de seus clientes e colaboradores.

Ser o melhor hospital da região oferecendo excelência na prestação de serviço, na capacitação das pessoas, inovando em tecnologia, no desenvolvimento e na qualidade de vida de nossa comunidade.

- Respeito ao cliente
- Ambiente de trabalho harmonioso
- Valorização das pessoas
- Comportamento ético com clientes e fornecedores
- Preservação da história
- Pensamento sistêmico
- Responsabilidade Social

SANTA CASA DE SANTO AMARO

Mais de um século de caridade

Obra de Júlio Guerra retrata o primeiro prédio da Santa Casa de Santo Amaro.


A Santa Casa de Santo Amaro tem história. E muita história. Afinal, atua, em favor dos pobres e carentes há mais de cem anos. No final do século passado, Santo Amaro era um pequeno município, longe de São Paulo e ligada à capital por estrada de ferro, com Maria Fumaça e tudo. O progresso da região, além da ausência de indústrias, tinha seu ponto fraco na falta de um hospital. O mais próximo era a Santa Casa de São Paulo. Além do trem, que chegou em 1886, o acesso era feito por tropas de burros, carros de boi ou no lombo de cavalos. Quase um dia de viagem.

Pensando nesses problemas, um grupo de abnegados e pioneiros lançou a idéia da construção local de um hospital. Tudo começou no dia 15 de dezembro de 1895 com a fundação da Sociedade Beneficente N. S. da Conceição que, mais tarde, construiria a Santa Casa de Santo Amaro. O primeiro presidente da entidade foi o Tenente Coronel Carlos da Silva Araújo, filho de Joaquim da Silva Araújo, comandante da Marinha de quem herdou o gosto pelo mar tornando-se, ainda moço, capitão de navio. Por motivo de saúde de sua esposa, em 1891, o Coronel Araújo mudou-se para Santo Amaro, considerada estância climática na época.

Santo Amaro deve muito ao espírito empreendedor desse entusiasta abolicionista, ativo propagandista da república e que, quando prefeito da cidade, foi o responsável por inúmeras obras importantes na região, como a Santa Casa, o Mercado, o Jardim Público, entre outras.  O terreno, onde foi construída a Santa Casa, foi doado por dona Benta Bernardina de Morais no qual foi lançada a pedra fundamental em 1º de janeiro de 1896.

O Hospital foi inaugurado em 8 de dezembro de 1899. Modesto, no início, tinha duas enfermarias, cozinha e água de poço. Uma enfermeira e sua filha faziam todo o serviço. Para tratar dos doentes, a diretoria foi buscar em São Paulo o médico Dr. Thomaz de Aquino Monteiro de Barros, o primeiro clínico geral da Santa Casa de Santo Amaro.

Outro fato marcante da história da Santa Casa foi à criação da Faculdade de Medicina de Santo Amaro, em 1970, pelo corpo clínico do hospital, que se tornou, posteriormente, corpo docente. A Santa Casa se transformou, então, em hospital das clínicas da Faculdade, mantida pela OSEC, hoje Universidade Santo Amaro – UNISA – e serviu de internato para as três primeiras turmas de formandos, em 1975,76 e 77.

No decorrer das décadas, a Santa Casa passou por inúmeras gestões administrativas que muito contribuíram para o seu crescimento e projeção. O atual provedor Tarquínio Borralho Leite Pereira e diversos membros da Mesa Diretora, assumiram o comando da entidade em 1981.

O progresso e melhorias, do complexo hospitalar, nesse período, são notórios.

Além disso, foram feitas grandes reformas internas que transformaram o velho prédio da Santa Casa em um novo e bem equipado hospital, o maior da Zona Sul de São Paulo que, atendendo uma grande massa de carentes, cumpre seu destino de Casa de Caridade, com dignidade e modernidade, aguardando os desafios do futuro.

A Santa Casa de Santo Amaro é hospital filantrópico, reconhecido no Conselho Nacional de Assistência Social, sem fins lucrativos e considerados de utilidade pública nas esferas federal, estadual e municipal.

TOP